Se tem ou teve uma depressão, pode ter experimentado um aplanamento emocional, uma apatia das emoções que normalmente se torna mais evidente quando os principais sintomas da perturbação depressiva diminuem. Nesse caso, pode ter sentido medo, raiva, alegria, surpresa ou tristeza com menos intensidade. Embora este sintoma seja muito frequente, muitas pessoas não consultam o seu médico por não o relacionarem com a depressão.

Vamos assinalar os sinais e indícios a que se deve prestar atenção para detetar esta sintomatologia.

O aplanamento emocional deve ser motivo de consulta com o profissional de saúde, de forma a atingir o objetivo do tratamento da depressão: a recuperação total.

Sinais de alerta de aplanamento emocional

  • Indiferença em relação ao seu ambiente envolvente. Pode sentir-se distante e mostrar um certo distanciamento em relação aos seus entes mais próximos, sejam eles os filhos, o parceiro, os netos, etc., que pode ser difícil de compreender.
  • Desmotivação ou apatia em relação a coisas que, antes de sofrer de depressão, eram importantes na sua vida, como o trabalho ou atividades de lazer com as quais não se sente agora envolvido.
  • Insensibilidade ao sentir, devido à atenuação dos sentimentos, o que pode levá-lo a ser menos empático, a sentir menos responsabilidade social ou a preocupar-se com os outros.
  • Perda de interesse pelo sexo, o que acontece frequentemente.

Esta alteração da intensidade das emoções pode levá-lo a tomar decisões que não são baseadas nos seus valores e interesses, uma vez que são condicionadas pelo aplanamento emocional.

Por isso, é importante conhecer esta realidade, para que as pessoas que sofrem de depressão, ou os seus familiares e amigos, possam identificar este sintoma e procurar ajuda profissional.

O aplanamento emocional deve ser motivo de consulta com o profissional de saúde, de forma a atingir o objetivo do tratamento da depressão: a recuperação total.

Se se reconhecer em alguma das situações acima descritas, é aconselhável falar com o seu médico sobre o assunto para que, no caso de sofrer desta indiferença emocional, possam encontrar em conjunto a melhor forma de lidar com a situação.

Lundbeck Portugal
Quinta da Fonte | Rua Quinta da Fonte
Ed. Q34 Forum, Piso 1, fração F
2770-192 | Paço de Arcos
503573922

[LUP202405036]